Carregando
Siga-nos pelas redes sociais. Siga-nos pelas redes sociais. Clique para voltar a página inicial! Clique para ir para a pagina da UNISEPE
<< Voltar Educação Corporativa / Extensão

Direito Médico e Hospitalar

Código do Curso: 2019001

Carga Horária Presencial: 12
Obs.: A Carga Horária será distribuída segundo as necessidades de cada turma/aluno, considerando o domínio ou não das especificidades de cada um dos assuntos.

Número de Participantes Min / Max: 15 / 60

Código do Curso: 2019001

Pré-requisito(s):
Formação ou estudantes nas áreas da Medicinas, Direito, Administração Hospitalar, Enfermagem e correlatas.

Justificativa:

Acionar a Justiça por problemas relacionados a área da saúde se tornou regra. Quando o cidadão tem alguma negativa na prestação de algum serviço, de imediato, o seu primeiro passo é buscar seus direitos via Justiça.

 

Em 2016, com base nas informações publicadas no Relatório Justiça em Números 2017, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foram registradas 1.346.931 demandas judiciais da saúde no Brasil. Desse montante 427.267 processos foram somente contra planos de saúde e 312.147 causas foram relacionadas ao fornecimento de medicamentos pelo SUS, ou seja, a demanda é altíssima e necessita de profissionais com habilitação técnica adequada e com uma metodologia especializada tanto na prevenção como em caso contencioso.

 

Neste sentido, o curso tem como escopo esclarecer diferentes situações jurídicas que os profissionais da área da saúde se deparam em seu dia. Visa, portanto, esclarecer temas indispensáveis à prática médica, como termo de consentimento livre e esclarecido, sigilo médico, ética e temas conexos. 

Ementa - Conteúdo Programático:

Aula I - Direito à Saúde – Pública e Privada

 

Aula II - Responsabilidade Civil e Criminal dos Profissionais de Saúde

 

Aula III – Responsabilidade ética

Público Alvo:
O curso de Direito Médico e Hospitalar é destinado para médicos, enfermeiro, profissionais da saúde em geral, advogados, administradores hospitalares, mas também é indicado aos estudantes acadêmicos e profissionais da área da saúde e correlatas.

Objetivos:
O curso visa trazer conhecimentos gerais e específicos na área do Direito Médico e Hospitalar, cuja finalidade pretendida é oferecer o conhecimento e as ferramentas jurídicas necessárias para uma atuação profissional segura, minimizando os altos riscos inerentes à profissão.

Investimento:

Alunos UNIFIA/UNISEPE - R$ 300,00

Demais profissionais – R$ 400,00
Obs.: O valor do Treinamento Profissional poderá sofrer alterações durante o processo de formação da turma.

Gestor do Curso: Fábio Gomes Araujo
E-mail: posgraduacao@unifia.edu.br

Professor: Fábio Gomes Araujo
Resumo: Pró Reitor Administrativo
Coordenador Geral dos Cursos de Pós Graduação
Editor Revistas Unisepe 

Inscrever-se

Centro Universitário Amparense
Rodovia SP 95 Km 46,5
Modelo - Amparo - SP
Fone: (19) 3907-9870